Topo

Olhar Olímpico

#Olimpílulas: Brasil consegue vitória histórica no Mundial de Curling e sonha com Olimpíada

Demétrio Vecchioli

22/04/2017 15h59

Márcio Cerquilho

O Brasil conquistou, neste sábado, sua maior vitória no curling. Na abertura do Mundial de Duplas Mistas, em Lethbridge, no Canadá, a dupla brasileira formada por Anne Shibuya e Marcio Cerquinho, virou sobre a Estônia ganhando por 8 a 7. O time estoniano havia sido o sexto colocado no Mundial do ano passado.

Essa é a quarta participação do Brasil nesse Mundial. Nas três primeiras, o país foi representado por Aline Lima e Marcelo Mello (comentarista do SporTV), mas eles nunca passaram da primeira fase. Venceram um jogo de oito em 2014, um de nove em 2015 e dois de seis em 2016. Nunca, porém, o Brasil havia batido uma equipe tradicional.

No fim do ano passado, Aline e Marcelo perderam para Anne e Marcio na semifinal do Campeonato Brasileiro, disputado sempre no Canadá. É que lá que moram praticamente todos os brasileiros praticantes da modalidade – não há nenhum ringue no Brasil para a prática do curling.

Campeões nacionais, Anne e Marcio começaram bem o Mundial e agora sonham com uma improvável vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em 2018, quando o curling misto vai estrear como prova olímpica. Os 12 primeiros colocados dos Mundiais de 2016 e 2017 recebem pontos de 14 a 1 e os sete países que ficarem na frente deste ranking irão à Olimpíada. O Brasil não somou pontos em 2016 e precisaria terminar esse Mundial entre os cinco primeiros, no mínimo.

Na fase de grupos, o Brasil ainda joga contra Japão (domingo), Letônia, Hungria (segunda), Croácia (terça), Finlândia e Bielo-Rússia (quarta). Os três primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.