Topo

Olhar Olímpico

Campeão do Giro D'Itália, ciclista italiano morre atropelado enquanto treinava

Demétrio Vecchioli

22/04/2017 10h12

(Bryn Lennon/Getty Images)

Faleceu neste sábado, por volta das 8h locais em Filotranno, na Itália, o ciclista Michele Scarponi, de 37 anos, que vinha sendo cotado como um dos favoritos para vencer a 100.ª edição do tradicional Giro D'Itália, em maio. Ele havia vencido o Giro em 2011, quando completou a competição em segundo, mas foi alçado à vitória depois do doping do então campeão Alberto Contador.

Scarponi, que era considerado um dos atletas mais carismáticos do pelotão, estava treinando em Filottrano, na província de Ancona, quando foi atropelado por um furgão.

Até sexta-feira, o ciclista estava participando do Tour dos Alpes, onde completou no quarto lugar, depois de ganhar a primeira etapa. Com o também italiano Fabio Aru está fora do Giro D'Itália com uma lesão no joelho, Scarponi seria o capitão da poderosa equipe da Astana, que trabalharia pela vitória dele.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.