Topo

Olhar Olímpico

Após 18 anos com mesmo presidente, triatlo vê 'oposição' chegar ao poder

Demétrio Vecchioli

22/04/2017 20h35

Diretor técnico da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) no último ciclo olímpico, Marco Antônio La Porta foi eleito neste sábado para ser presidente da entidade pelos próximos quatro anos. No poder desde 1999, Carlos Alberto Machado Fróes não se candidatou a mais uma reeleição e não conseguiu eleger seu candidato, o paraibano Márcio Miranda Córdula, que só recebeu quatro votos.

A votação foi realizada em Vila Velha, no Espírito Santo, e La Porta, que é brasiliense, venceu com larga margem, recebendo 15 dos 23 votos possíveis. O representante dos atletas, Diogo Sclebin, votou em Juraci Moreira, atleta olímpicos nos Jogos de Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008. Juraci, porém, teve só quatro votos.

La Porta será apenas o terceiro presidente da CBTri, criada em 1991, e assume o cargo com a função de tentar reverter uma queda acentuada nos resultados. Depois de levar seis representantes Jogos de Sydney e Atenas, o Brasil só classificou dois triatletas para o Rio-2016. Ele apresentou um projeto de gestão profissional, que pode ser lido aqui.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.