Topo

Olhar Olímpico

Sem Bolt, Mundial de Revezamentos terá Gatlin, Blake e refugiados

Demétrio Vecchioli

19/04/2017 12h48

(Phil Walter/Getty Images)

A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) anunciou a lista de 546 atletas inscritos para o Mundial de Revezamentos, que acontecerá de sábado a domingo em Nassau, nas Bahamas, confirmando a participação de nomes importantes das provas de velocidade como o norte-americano Justin Gatlin, o jamaicano Yohan Blake e o canadense Andre de Grasse. Usain Bolt, porém, ficou fora da equipe jamaicana, como já era esperado.

Em sua terceira edição, o Mundial de Revezamentos será novamente disputado nas Bahamas e, desta vez, vai contar com uma equipe de refugiados correndo o 4x800m masculino, prova que não consta no programa do Mundial de Atletismo nem dos Jogos Olímpicos.

O time tem como estrela Paulo Amotun, atleta natural do Sudão do Sul e que correu os 1.500m na Olimpíada do Rio. Pelo menos três dos seus colegas são do mesmo país: Gai Nyang Tap, Pouk Deng' Wiyaul e Ubaa Dinta Achato. Os três moram em um campo de refugiados em Kakuma, no Quênia. Wiyaul chegou lá depois da morte da mãe e de uma irmã na guerra civil local, deixando o pai para trás para garantir sua própria sobrevivência.

Todas as atenções, porém, estarão em mais um duelo de Jamaica contra EUA no 4x100m. Os caribenhos terão Asafa Powell, Julian Forte, Kemar Baily-Cole e Yohan Blake, enquanto os norte-americanos vão com Gatlin, Leshon Collins, Marvin Bracy, Mike Rodgers e Ronnie Baker.

Nos Jogos do Rio, a Jamaica levou a melhor com Powell, Blake, Bolt e Nickel Ashmeade, outro que não foi convocado. Os norte-americanos acabaram desclassificados com Rodgers, Gatlin, Trayvon Bromell e Tyson Gay.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.