Topo

Olhar Olímpico

Começa um novo ciclo

Demétrio Vecchioli

17/04/2017 03h30

Exatos quatro anos e um mês atrás, era publicado o primeiro post do meu primeiro blog. Também um texto de apresentação, como esse. Ali, escrevi para o leitor do futuro que, se algo o havia levado até lá, é porque o projeto havia dado certo. E deu. Fui procurá-lo para lembrar a sensação que tive ao começar um novo momento profissional e de vida há quatro anos. E percebi que o sentimento é o mesmo de hoje.

Como para os atletas olímpicos, o último ciclo também durou quatro anos para mim. Era março de 2013 quando comecei o Olimpílulas, com a promessa de levar noticiário diário sobre a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos do Rio. Toquei esse projeto primeiro de forma independente, depois no portal Estadão, que também me abriu as portas da Rádio Estadão. A eles, sou grato.

Assim como um nadador que inclui uma nova prova em seu programa, nesse ciclo (que pretendo que dure muito mais do que quatro anos) o horizonte foi ampliado. No Olhar Olímpico, vamos, sim, falar da preparação dos atletas para os Jogos de Tóquio-2020 (e Mundiais, Pan, Jogos de Inverno…), mas também estaremos de olho na política esportiva e na gestão de recursos públicos – o post de estreia, aliás, é sobre isso.

Volto ao UOL com a grande responsabilidade e ocupar uma lacuna aberta pela saída de dois grandes colegas jornalistas. O Daniel Brito, um especialista em política pública, e o Fábio Aleixo, que entende de esporte olímpico como poucos. Espero estar à altura deles,

Agradeço ao UOL Esporte pela oportunidade e sei do tamanho da responsabilidade de falar com os leitores que fazem ser gigante a audiência do portal, referência em jornalismo de qualidade, especialmente em esportes. A conhecida liberdade editorial do UOL, sem rabo preso, será notada pelos leitores que acompanharem o blog. Pelo andar da carruagem, não faltarão denúncias. Da mesma forma, o blog será recheado de boas histórias.

Estou aberto a receber críticas, elogios e, principalmente, sugestões. Se forem denúncias, ainda melhor. O meu e-mail é demetrio.prado@gmail.com e você também pode falar comigo pelo Twitter ou pelo Facebook, sempre procurando pela página Olhar Olímpico. Aproveita e curta.

Sobre o autor

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Focado na cobertura olímpica, produziu o Giro Olímpico para o UOL e reportagens especiais para a revista IstoÉ 2016. Criador do Olimpílulas, foi colunista da Rádio Estadão e blogueiro do Estadão, pelo qual cobriu os Jogos do Rio-2016.

Está disponível para críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas no demetrio.prado@gmail.com.

Sobre o blog

Um espaço que olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. Aqui tem destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa.